Depois de entregar a Declaração do Imposto de Renda, muitos contribuintes já começaram a pensar na data de pagamento da restituição.
Neste ano, a Receita Federal reduziu de sete para cinco o número de lotes de restituição do Imposto de Renda 2020. Isso significa que quem tem direito a receber o imposto pago de volta, vai conseguir o dinheiro mais cedo.
Pagamento restituição
O primeiro lote foi pago em 29 de maio, o segundo em 30 de junho, e os outros vão sendo pagos no fim de cada mês até setembro. Anteriormente, os pagamentos se estendiam até dezembro.
No primeiro lote recebem prioritariamente os idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência e também professores, desde que o magistério seja sua maior fonte de renda. Do segundo lote em diante, as liberações seguem a ordem da data de envio da declaração.
Se o contribuinte precisar corrigir alguma informação e entregar uma declaração retificadora, passa a valer a data de envio da retificação. Ou seja, ele vai para o fim da fila da restituição.
Veja abaixo o calendário de pagamento deste ano:
1º lote: 29/05/2020
2º lote: 30/06/2020
3º lote: 31/07/2020
4º lote: 31/08/2020
5º lote: 30/09/2020.
Como consultar
A consulta aos lotes é aberta cerca de uma semana antes da data do pagamento. Para saber se o seu pagamento foi liberado.
Para acompanhar o andamento da declaração, o contribuinte deve acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) da Receita Federal e informar seu CPF, código de acesso e senha.
Caso não tenha o código de acesso, é possível gerar um no próprio site, clicando na opção “Primeiro Acesso”. Para isso, é necessário ter em mãos os números dos recibos de entrega da declaração dos dois últimos anos. Informe os 10 primeiros dígitos do recibo no espaço indicado.
Depois de entrar no e-CAC, acesse o menu “Meu Imposto de Renda”, na lateral esquerda da tela. Será aberta uma nova janela do seu navegador de internet. Localize o menu “Processamento” e, em seguida, clique em “Extrato do Processamento”, localizado logo abaixo dentro deste menu. Clique no ano que deseja informação. No caso da última declaração, escolha “2020”.