A maneira mais segura de abrir uma empresa com segurança é buscar um profissional capacitado, experiente, que possa lhe orientar e auxiliar em todos os procedimentos e cuidados que deverão ser tomados antes da abertura de sua empresa. Desta forma, é fundamental pesquisar o histórico do profissional para o qual você vai confiar esse momento tão importante de sua vida.
Todavia, anterior a essa importante decisão, nossa sugestão é você parar e realmente pensar se você tem as características do empreendedor. A falsa ideia de que empreender é “mais fácil”, porque você fica dono do seu próprio negócio, na prática não se sustenta. Minha experiência profissional, atendendo desde o dono de um pequeno negócio até multinacionais, me mostrou ao longo dos anos que muitas pessoas não têm o perfil do empreendedor. Simples assim. E o que acontece é que elas se frustram, o negócio quebra e fica aquela sensação de vazio.
Segundo a revista Exame 5 habilidades comportamentais são indispensáveis para quem quer empreender:
- Iniciativa;
- Capacidade de planejamento;
- Autoconfiança;
- Liderança;
- Perseverança.
Então, se você parou, pensou, refletiu e entende que é um empreendedor, você deverá levar em consideração diversos fatores, antes da abertura da empresa até a sua efetiva constituição. Somente assim você poderá evitar problemas futuros, diminuindo os riscos envolvidos em iniciar seu próprio negócio.
- Definir Atividade
- Tipo Jurídico
- Capital Social
- Razão Social
- Planejamento Tributário
Esses assuntos são bastante técnicos, porém você terá que enfrentá-los, se realmente quiser começar seu próprio negócio. Mais uma vez enfatizo a grande importância em escolher um bom profissional para a abertura de sua empresa. Lembrando que tudo isso tem que estar detalhado no seu plano de negócios.
Para finalizar, como diria Fernando Pessoa:
“O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?”